terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Rasgando Estrada Na “Capitar”                             
XII Mostra Lino Rojas – XXI Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua

            No dia 6 de dezembro de 2017 o Mamulengo embarcou para rasgar estrada, como diria Simão: “na capitar”, grande São Paulo. Malas prontas, bonecos embalados, tadinho de pintadão foi todo embolado, plástico bolha e muita fita, pandeiro, apito, zabumba, bumbo, cavaco e no figurino chita. Coube tudo direitinho mais a rabeca levamos encima para não ter risco, fomos de buzão e o cobrador já logo avisou "5 volumes por pessoa principalmente pra você que quer carregar no meu ônibus um boi". Calma macho, o coloque com jeitinho, esse é o boi de “coroné” João Redondo é o boi que ele tem mais apresso e carinho, é o inicio da zueira sua função social e alegra o povo, faz o veio e o novo sorrir e acreditar na brincadeira.

            A companhia apresentou o espetáculo “O sumiço do boi Pintadinho” na XII Mostra de teatro de rua Lino Rojas, com o tema esse ano: A ARTE NÃO PODE SER CALADA, no extremo sul da cidade de São Paulo. A apresentação aconteceu na praça do centro de Parelheiros e foi a estreia de novidades no espetáculo, uma nova formação do grupo, bonecos inéditos e muita brincadeira. Na plateia além de crianças, adultos, a organização da Mostra, outros companheiros do teatro estava presente também nosso amigo e orientador o grande mamulengueiro Danilo Cavalcante, que para nós da companhia é uma grande alegria.
     Foto de Julia Biaggioli
    Fotos de Julia Biaggioli
    Fotos de Julia Biaggioli

    Fotos de Julia Biaggioli

     Fotos de Julia Biaggioli


            A Mostra Lino Rojas que acontece na capital paulista desde 2006, em todas as suas edições pode contemplar a população com espetáculos de teatro, circo, música. Democratizando o acesso a Arte e Cultura. Organizada pelo Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (M.T.R.), o título é uma homenagem ao diretor peruano Lino Rojas, fundador do Instituto Pombas Urbanas. O Rasga Estrada já participou da IX edição, que foi em memória a uma das fundadoras do grupo, Luana Barbosa. Ao longo de todas as edições a  Mostra Lino Rojas homenageou grupos, coletivos e artistas dedicados ao teatro de rua.




            Na mesma viagem após a mostra podemos participar do XXVII encontro da rede brasileira de teatro de rua, ocorrido nos dias 8, 9 e 10 de dezembro na sede da Cia teatro de Rocokóz, ainda em Parelheiros. O encontro possibilitou trocas e vivencias nas rodas de conversa e debates, onde no relato de cada grupo podemos ver que nossas lutas são as mesmas por todo pais, enfrentamos os mesmos problemas para realizar nosso trabalho, repressão policial, dificuldades de conseguir parceria com os governos local e estadual, a ineficácia e escassez dos editais e fomentos a arte cultura. Entre reflexões sobre o cenário politico e o caminho das politicas públicas para cultura e as fogueiras na madrugada continuamos rasgando estrada rumo ao interior, de volta a terrinha cheios de luta e amor.




“Da licença da licença que meu boi já vai passar”
"Da licença da licença que essas estrada eu vou rasgar”


Nenhum comentário:

Postar um comentário